sexta-feira, 30 de junho de 2017

O QUE É RAMADAN?

O que é Ramadan?


Um quarto da população mundial começa a cumprir o jejum do mês do Ramadan, o nono mês do calendário lunar islâmico e o mais importante, por ser um dos cinco pilares do Islam. Durante as 4 semanas os muçulmanos jejuam desde que o sol nasce até o pôr-do-sol.


Segue abaixo algumas curiosidades e informações para melhor entender o significado do Ramadan:


Sawm:


A palavra árabe para “jejum” (sawm) significa literalmente “abster-se”. Isso significa não só abster-se de comida e bebida, mas de más ações, pensamentos e palavras.




Refeições:


Em função do jejum, que deve ser cumprido ao longo do dia todo durante 30 dias, ocorrem diversas mudanças de hábitos rotineiros e sociais. A principal delas diz respeito à redução das três refeições corriqueiras para apenas duas por dia e em horários pra lá de interessantes:



Iftar:

É a refeição do fim do dia que representa a quebra do jejum. A tradição pede que o Iftar aconteça em comunidade, reunindo familiares, vizinhos e amigos com o objetivo de fortalecer os laços com a família e com a sociedade. Uma outra grande característica é distribuir refeições aos necessitados, por ser o mês da generosidade e da benção. O usual é quebrar o jejum com tâmaras e água antes de se deliciar com os melhores pratos feitos, especialmente, durante este mês.


Suhur:

É a refeição da madrugada, para ajudar a pessoa a aguentar um dia inteiro sem alimentação. O profeta Muhammad recomendou que se faça a refeição de pré-jejum antes do amanhecer aliviando a fome e a sede, o que auxilia no cumprimento do jejum.




Essência do Ramadan


Jejuar no Islam significa abster-se de alimentos & bebidas o dia todo até o pôr-do- sol, momento em que os minaretes das mesquitas levantam “Azan al Magreb”, que seria o chamado para a oração ao entardecer. Portanto, Ramadã é o mês da reflexão espiritual, rezas, humildade, boas ações, caridade, generosidade, auto-disciplina, auto-controle e auto-contenção. É o tempo para estabelecer uma maior aproximação com Deus e educar o corpo e a mente para vencer as vontades mundanas. Durante o Ramadan os muçulmanos perfumam e embelezam as mesquitas, fazem orações extras, entre elas o “Tarawih” em que o Alcorão é recitado na sua totalidade, como a melhor forma de comemorar a sua revelação que ocorreu exactamente neste mês.




Caridade:


Como um período de purificar a alma, buscar uma aproximação de Deus, além da prática do auto-sacrifício através da privação e da fome, o Ramadã é muito mais do que não comer e beber. O principal propósito é levar cada muçulmano a refletir sobre alguns valores como: solidariedade, consolação e generosidade; incentivá-los a praticar boas ações e demonstrar afeição para com os necessitados e pobres. É a melhor época para se revelar o espírito comunitário islâmico e praticar os princípios da igualdade social (Fonte: Revista do Islam).


cid:ii_j34efqyq0_15c3f9889f96492b




Ramadan - 30 dias de jejum e abstinências do Islamismo
ESTE ANO O RAMADAN COMEÇA DIA 27 DE MAIO, NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA E VAI ATÉ O DIA 25 DE JUNHO.
MÊS SAGRADO DO ISLAM DE 2017!
“O Mês de Ramadã foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciardes o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número de dias, e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.”
(Alcorão 2:185)
O quarto pilar do Islã, o Jejum no mês de Ramadã, foi inicialmente um ato voluntário de abnegação mas tornou-se uma obrigação para a prática do islamismo como citado no (C:2 V:185) do alcorão sagrado.
O jejum é um modo de autodisciplina física para uma purificação interna e um agradecimento a Deus pelas conquistas na vida. Durante o mês de Ramadã, os muçulmanos são unidos pelo jejum e tendem a se aproximar do seu semelhante e de seus familiares que se reúnem diariamente para o desjejum. Ramadã é um período de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao fiel maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência à mesquita, correção pessoal e autodomínio. Além das cinco orações diárias durante este mês sagrado recita-se uma oração especial chamada Taraweeh (oração noturna).
De acordo com ditos do profeta Maomé, Deus considera o jejum como o melhor das orações, porque só Ele e o praticante é que sabem sobre a sua veracidade.
A 27ª noite de Ramadã, chamada de “Noite do Destino”, é muito importante pois nela o profeta Maomé recebeu a primeira revelação divina. A data é especialmente comemorada com grandes festividades religiosas e familiares e doações de presentes e alimentos aos pobres.
Su-Hoor - Para suportar o jejum de comida e bebida durante o dia, antes da alvorada o muçulmano realiza uma refeição chamada su-hoor que substitui o café da manhã. Em muitas cidades árabes ainda é possível presenciar a tradição do Messaher, um homem cuja função é andar pelas vilas e ruelas dos bairros batendo em um pequeno tambor, gritando ou cantando, para acordar os fieis para o Su-Hoor.
Iftar - Ao término de cada dia, o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição especial tomada em conjunto, chamada iftar. O iftar é o momento para reunir os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares.
Muitos praticantes de outras religiões são convidados a partilhar este momento de convívio e é cada vez mais frequente que cristãos ofereçam e celebrem um iftar para os seus amigos muçulmanos.
A seguir, trechos do Discurso proferido por Bhagavan em julho de 1983, por ocasião do Ramadã:
Todos os fundadores de todas as religiões ouviram essa Voz impessoal de Deus revelando o Atma que ativa a Criação inteira.
Do mesmo modo que os Vedas foram ‘ouvidos’ e propagados como revelações ‘ouvidas’ (Shruthi), o Alcorão também foi ‘ouvido’ por Hazrath Mohamed (Maomé). O Alcorão tem Salat e Zakat como seus dois olhos. Salat significa oração; Zakat significa caridade. Aqueles que consideram a caridade como um alto dever e elevam suas consciências através de orações e contínua meditação em Deus são Muçulmanos. Islã é uma palavra que denota, não uma religião em particular, mas um estado mental, de total rendição à Vontade de Deus. Islã significa dedicação, entrega, paz, tranquilidade...
O mês do Ramadan é separado para a sagrada tarefa de recordar e praticar os ensinamentos que Hazrat Muhammad trouxe e atingir aquele estado de unidade e pureza que é verdadeiramente Divino.
O Islã dá importância à Lua, que regula os meses. Os Hindus consideram a Lua como a deidade que preside a mente. Com a visão (darshan) da Lua Nova, o jejum do Ramadan começa; e quando a Lua Nova é vista novamente, o jejum termina. ‘Jejuar’ não significa apenas desistir de comer e beber. A prática se inicia ao nascer do sol e termina somente após o crepúsculo, e é observada rigorosamente.
Durante o Mês do Ramadan a Rivalidade é Evitada
Com o despertar cedo, às três ou quatro da manhã, no Brahma Muhurtha (hora de Brahma), a oração tem início, e, por todo o dia, procura-se a experiência da constante presença de Deus. Este é o sentido do jejum (upavasa). Do mesmo modo, durante o mês do Ramadan, toda rivalidade é evitada, o ódio é suspenso. Marido e mulher vivem separados, embora no mesmo lar; mães e filhos seguem o mesmo regime espiritual e uma atmosfera de irmandade se mantém. O corpo, os sentidos e a mente são submetidos a rigorosa disciplina. Períodos mensais de abstinência são prescritos em todas as religiões. Os Hindus observam-na nos meses Magha e Sravana. Zoroastristas e Cristãos também estabeleceram meses para o mesmo propósito.
Reza o Alcorão que todos os homens devem cultivar o senso de unidade, de interdependência, de amor altruísta e da imanência da Divindade.
Geralmente, os homens ingerem algum tipo de alimento para seu sustento cinco vezes ao dia: uma xícara de café na cama, um desjejum duas horas depois, um almoço completo ao meio-dia, chá às quatro da tarde e um gordo jantar às nove. O Islã prescreve alimento para a natureza espiritual do homem e comanda que seja ingerido cinco vezes ao dia, na forma de orações. Para o despertar da consciência do Eu Superior (átmica), para conquistar a felicidade espiritual e para promover a manifestação da iluminação átmica, a oração é prescrita cinco vezes ao dia, desde o despertar da razão, até o momento da morte...
O Islã ensina que a Graça de Deus pode ser conquistada através da justiça e de uma vida correta; riqueza, erudição e poder não a podem conquistar.
Somente o Amor Sagrado pode agradar ao Senhor. Esta é a mensagem de toda religião. A humanidade, entretanto, tem ignorado esse ponto crucial. O Ramadan reúne, pelos laços do amor, parentes distantes e próximos, amigos e inimigos. Esse tipo de negligência tem ocorrido em todas as religiões: os seguidores adotam as regras de que gostam, e quebram aquelas que consideram exigentes. Desta maneira, tornam suas mentes estreitas e distorcidas. Além disso, racionalizam seus defeitos e justificam suas falhas. Habituaram-se a essa prática de autoengano.
Uma vez que Islã significa rendição a Deus, todos aqueles que, em espírito de entrega e dedicação, vivem em paz e harmonia com a sociedade, para falar a verdade, pertencem ao Islã.
O Islã insiste na total coordenação entre pensamento, palavra e ação. Os santos e sábios muçulmanos têm enfatizado que devemos inquirir sobre a validade do ‘eu’ que sente ser o corpo, e do ‘eu’ que sente que é a mente, e chegar à conclusão de que o ‘eu’ real é o Ser que anseia pelo Ser Supremo, Deus. No mês do Ramadan, o jejum e as orações são concebidos para despertar e manifestar essa realização.
O JEJUM DE RAMADAN
Importância do Ramadan: Ramadan é um mês lunar, preferido por Deus quanto aos outros meses, pois numa de suas noites revelou de uma só vez o Al-Qur´an, desde o "Painel Guardado" até o céu primeiro, o da terra, tendo a terra se iluminado com a luz de seu criador, tendo essa noite sido chamada por Deus "A Noite do Decreto". Situa-se no último terço do mês de Ramadan, por isso os Muçulmanos veneram essa noite, e velam-na em orações, preces, e cânticos e a isso está a referência do Profeta "Quem velar a noite do Decreto por fé e amor a Deus, terá perdoados todos os seus pecados passados". Deus diz no Al-Qur´an:"Mês de Ramadan, em que foi revelado o Al-Qur´an guia para a humanidade."
Não foi apenas o Al-Qur´an o revelado nesse mês, pois Deus revelou a todos os livros celestiais no mês de "Ramadan" Bendito. Disse o Profeta Muhammad: "As páginas de Abraão foram reveladas no primeiro dia de Ramadan, e o Evangelho foi revelado treze dias passados de Ramadan."
Evidenciam-se as graças do mês de Ramadan através dos importantes acontecimentos que se registraram na história dos Muçulmanos e do Islamismo. No dia dezessete de Ramadan, no segundo ano da " Hegira", Deus deu a vitória aos Muçulmanos, que em número de trezentos, sob o comando do Profeta Muhammad, sobre aproximadamente mil combatentes infiéis que vieram agredi-los na batalha de "Badr". Deus igualmente, proporcionou ao Profeta Muhammad a conquista da cidade de Meca aos vinte e dois dias do mês de Ramadan, no oitavo ano de "Higira". O Profeta entrou em Meca vitorioso e destruiu seus ídolos com suas mãos honradas, recitando o Al-Qur´an. Tendo Meca retornado ao Monoteísmo após ter sido um baluarte da " IDOLATRIA", e purificou-se com isso " A casa antiga" das impurezas e dos ídolos.
E sucederam-se os acontecimentos culminando com a denominação: "O mês da vitória" ao mês de Ramadan. O Profeta disse sobre as graças de Ramadan "Abram-se nele, as portas do Céu, fecham-se nele as portas do Inferno e acorrentam-se nele os Demônios Gigantes."
Da Obrigatoriedade de Jejum
Deus (SWT) instituiu aos Muçulmanos, jejuar no mês de Ramadan, no segundo ano da "Hegira", tornando esse Jejum um dos pilares do Islam e para esclarecer que o Jejum é um rito (adoração) antigo(a) instituída às nações anteriores Deus disse no Alcorão:
"Ó Fies, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus."
O Jejum, no Islam é abster-se de comer, beber, sexo, e todos os desjejuns, desde a Alvorada até o pôr do sol. Não é privação a finalidade desta adoração e sim inúmeras benefícios se encontram atrás desta atitude, relacionadas com os sentidos e os sentimentos. O comportamento, a moral, deixando os maiores vestígios na conexão do relacionamento mútuo entre os indivíduos e a sociedade e como exemplo registramos parte destes benefícios.
Período do Jejum
O período do jejum obrigatório é o mês do Ramadan. O período diário do jejum começa antes da alvorada despontar e acaba logo depois do pôr do sol. Normalmente, existem calendários exatos, elaborados pelas comunidades islâmicas locais (com dados fornecidos pelos Observatórios Astronômicos dos respectivos países), indicando as horas precisas, mas na falta de tais facilidades, deverá consultar-se o relógio e as posições do Sol, assim como os jornais locais, os boletins metereológicos, etc.
O jejum de Ramadan é obrigatório para qualquer Muçulmano responsável e apto (Mukallaf). Mas também se recomenda com insistência o jejum noutras alturas, conforme as Tradições do Profeta Muhammad; por exemplo, todas as semanas à segunda e quinta-feira, alguns dias em cada um dos dois meses precedentes ao Ramadan, (Rajab e Chaaban), seis dias após o Ramadan, a seguir ao {Eíd-el-Futr}. Além disso, é sempre compensável fazer jejum em qualquer dia de qualquer mês do ano, porém nos dias de {Eíd (Festa Islâmica)} e às sextas-feiras, nenhum Muçulmano deverá jejuar. No entanto, repetimos que o único jejum obrigatório é do Ramadan, que pode durar 29 ou 30 dias, conforme as posições da Lua. Este é um dos pilares do Islam, e quem deixar de o fazer, sem escusa razoável, comete um pecado.
Sabendo o que o jejum pode fazer pelo homem, Deus ordenou, como alternativa, um jejum de três dias a quem tiver violado um juramento (É interessante notar que para expiar a violação dum juramento honesto, o culpado tem que dar comida ou roupa a dez pobres. Se isso não for possível, terá que libertar um escravo _ claro que se refere à época em que ainda havia a escravatura_ ou resgatar-lhe a liberdade. Se isso tão-pouco for possível, então o último recurso é o jejum de três dias (Al-Qur´an, 5ª:92 "... fará uma expiação, alimentando alguns necessitados ou equivalente a isto em jejum, para que sofra a conseqüência da sua falta.") .
Quem deve fazer o Jejum?
O jejum de Ramadan é obrigatório para cada Muçulmano, de sexo masculino ou feminino, que reunir as seguintes condições:
Ser mentalmente e fisicamente normal, o que quer dizer gozar de boa saúde e ser apto.
Ter atingido a idade da puberdade e, que é normalmente quatorze anos. os menores de quatorze anos devem ser estimulados a iniciarem-se nesta boa prática a níveis mais simples, de maneira que, ao atingirem a idade da puberdade, estejam preparados física e mentalmente para fazerem jejum.
Estar presente no domicilio permanente ( na cidade natal), na quinta, ou na casa de negócios, etc.), isto é numa viagem de cinqüenta milhas ou mais, o crente pode suspender o jejum, na condição de mais tarde o recuperar.
Estar absolutamente seguro de que o jejum não lhe vai causar nenhuma perturbação física ou mental, a não ser as reações normais à fome e à sede.
Isenção do Jejum
As condições mencionadas excluem as seguintes categorias:
Crianças que não atingiram a idade da puberdade.
Os alienados mentais que não são responsáveis pelas suas ações. ( Estas duas categorias de pessoas são isentas do dever do jejum, sem terem obrigação de o compensarem ou substituírem).
Homens e Mulheres que sejam demasiado velhos e fracos ficam isentos de tal dever, mas têm que oferecer, pelo menos, uma refeição média completa ou o valor equivalente por pessoa -- por dia, a um Muçulmano pobre. Esta compensação mostra que se puderem jejuar, mesmo que seja só um dia do mês, eles deverão fazê-lo e compensar o resto.
Os doentes cuja saúde possa ser gravemente perturbada pelo jejum. Estes poderão adiar o jejum, enquanto estiverem doentes, para, em data ulterior, o recuperar, à razão de um dia por cada dia perdido.
Pessoas que estão a empreender viagens de cinqüenta milhas ou mais, a contar da sua residência habitual. Neste caso, podem interromper temporariamente o jejum durante a viagem, e recuperá-lo ulteriormente, um dia por cada dia de suspensão. Mas, conforme o Alcorão, é melhor fazerem jejum se puderem e se isso não criar dificuldade extraordinárias.
Mulheres grávidas ou as que amamentam os seus filhos podem também renunciar ao jejum, se este puser em perigo a própria saúde ou a das crianças. No entanto, terão que recuperar depois, todos os dias perdidos de jejum.
Mulheres no período da menstruação (o máximo dez dias) ou no período após o parto ( o máximo quarenta dias). Nestes casos, está-lhes vedado o jejum, mesmo que queiram e possam fazê-lo. Terão que adiar, e só depois do período acima indicado, deverão recuperar os jejuns não efetuados. Deverá compreender-se que neste caso, assim como em todas as outras proibições religiosas, é fundamental obedecer a Deus e às ordens d´Ele.
O jejum em qualquer dia do Ramadan anula-se se a pessoa comer, beber ou fumar de propósito, se tiver algum contato íntimo, e se permitir que qualquer coisa entre pela boca e chegue dentro do corpo. E se isso for de propósito, sem nenhum motivo razoável, o prevaricador deverá fazer jejum durante sessenta dias seguidos ou, como segunda alternativa, dar de comer suficientemente a sessenta pobres, além de fazer jejum um dia, o que corresponde ao dia em que o jejum foi anulado.
Se a pessoa interromper o jejum, por alguma falta susceptível de interromper o jejum, este não fica anulado, continuando portanto válido, desde que a pessoa ao aperceber-se da falta, cesse de fazer aquilo que (em condições normais) poderia invalidar o jejum.
Para que o jejum de Ramadan fique completo, todo o crente deverá distrbuir uma esmola especial, chamada {Sadáqat´ul-Fitra}( Esta esmola deverá ser efetuada antes da oração de Íd, oração que serve para comemorar o fim de Ramadan, mais precisamente no dia 1º de Xaual).
A Prescrição e o Dever de se Jejuar no Mês do Ramadan
A Descrição do Mérito do Jejum
Deus, louvado seja, disse:
"Ó crente, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, podendo cumprir este preceito, o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, se fizer isto espontaneamente será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan, em que foi revelado o Al-Qur´an, orientação para a humanidade e evidência de Discernimento e orientação. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias". (2ª:183-185)
648. Abu Hraira (RAA) contou que o Profeta disse:
"Uma pessoa que oferece um par de qualquer coisa pela causa de Deus será chamada, de uma das portas do Paraíso:`Ó servo de Deus, esta porta é a melhor para ti!´Assim, também, uma pessoa que praticar a oração (salat) com regularidade, será, da porta da oração, chamada; e aquelas pessoas que marcharem para a jihad, pela causa de Deus, serão, da porta de Raiyan, chamadas (para entrarem no Paraíso - ou seja, será a porta do frescor). A pessoa que der esmolas será, da porta da caridade, chamada ( para entrar no Paraíso) " Abu Bakr (RAA) disse:
"Ó Mensageiro de Deus, tu que és mais querido para mim do que meus próprios pais, ouve, já sei que uma pessoa chamada ( para entrar no Paraíso), de qualquer das portas, não precisará de mais nada. Entretanto, poderia alguém, de todas essas portas, ser chamado?" O Profeta respondeu:
"Sim, e espero que tu serás um deles!" ( Bukhari e Muslim)
A Generosidade e o Oferecimento das boas Obras Durante o Mês de Ramadan. A Incrementação das Obras de Caridade Durante os Dez Últimos Dias do Mesmo.
689. Ibn Abbas (RAA) relatou que o Profeta era a pessoa mais generosa dentre todos os homens. Especialmente durante o mês de Ramadan, costumava ser extremamente generoso, pois era quando o visitava o Arcanjo Gabriel. Durante esse mês, costumava visitá-lo todas as noites, e recitar-lhe o Sagrado Al-Qur´an. Naqueles dias, a normal generosidade do Profeta aumentava muitíssimo, muito mais do que o vento impregnado de chuva. (Bukhari e Muslim)
690. Aicha (RAA) contou que quando começava os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Profeta costumava ficar orando toda a noite, e, inclusive, despertava os membros da sua família, e se mostrava ainda mais devoto e assíduo em suas orações. ( Bukhari e Muslim)
A Proibição de se Adiantar o Jejum Antes da Entrada do Mês de Ramadan; Quer dizer, na Segunda Quinzena de Chaaban, Exceto no Caso da Continuação de um Jejum, Numa Segunda ou Numa Quinta-feira, Dando-se a Casualidade da Coincidência de Datas.
691. Abu Huraira (RAA) narrou que o Profeta:
"Nenhum de vós deverá jejuar um ou dois dias imediatamente antes do mês de Ramadan, a não ser nos casos de uma pessoa estar acostumada a jejuar nesses dias, coisa que poderá fazer em tais datas." (Bukhari e Muslim)
692. Abu Huraira (RAA) relatou que o Profeta disse:
"Não deveis jejuar quando começar a segunda metade de Chaaban." (Tirmizi)
O Mérito de se Lançar Mão da Consoada (Suhur); O Retardamento da Consoada a Não Ser Que se Tema a Entrada do Amanhecer.
693. Anas Ibn Málik (RAA) contou que o Profeta disse:
"Lançai mão da consoada (ou seja, suhur), porque há bênção nesse ato." (Bukhari e Muslim)
694. Zaid Ibn sábet (RAA) narrou:
"Certa ocasião lançamos mão do suhur com o Profeta, e logo nos levantamos para a oração da alvorada. Perguntamos-lhes qual seria o intervalo entre ambos, e nos disse:`O tempo necessário para se recitarem cinqüenta versículos (do Al-Qur´an).´" ( Bukhari e Muslim)
695. Ibn Ômar (RAA) relatou que o Profeta tinha dois mu-azinain (os que convocam à oração). Um era Bilal (RAA) e o outro era Ibn Ummu Mactum (RAA). O Profeta disse:
"Bilal, chama à oração um pouco mais cedo, quando ainda é noite. Por conseguinte, continua comendo e bebendo, até que Ibn Ummu Mactum chame." Continuou: "Na verdade, há apenas um curto intervalo entre os dois, que é quando um desce do e o outro sobe ao minarete." (Bukhari e Muslim)
O Mérito de se Quebrar o Jejum o Mais Depressa Possível Depois do Ocaso; o Que se Come ao se Quebrar o Jejum, e as Súplicas que Acompanham o Ato.
696. Abu Huraira (RAA) contou que o Profeta disse:
"Assim disse Deus, o Todo-Poderoso Senhor da Glória:`Dentre os meus servos, prefiro aquele que se apressa em quebrar o Jejum.´" ( Bukhari e Muslim)
697. Salman Ibn Amru (RAA) narrou que o Profeta disse:
"Quando alguém quebra o jejum, deve fazê-lo com uma tâmara. Se não a tiver, deverá fazê-lo com água, porque é pura, e purifica todo o organismo." (Abu Daoud e Tirmizi)
O Dever Que tem o Fiel Que Guarda o Jejum de Ponderar Suas Palavras e Seus Atos
698. Abu Huraira (RAA) relatou que o Profeta disse:
"Se uma pessoa não se abstém de mentir e de praticar atividades indecentes, Deus não deseja que se abstenha de comer e de beber." (Bukhari)
As Questões Relacionadas com o Jejum
699. Abu Huraira (RAA) contou que o Profeta disse:
"Quando algum de vós come ou bebe, por acidente, esquecendo-se do seu jejum, deve continuar o jejum até o fim, porque (comendo e bebendo por engano) significa que Deus lhe deu de comer e de beber." (Bukhari e Muslim)
700. Laquit Ibn Sabira (RAA) narrou: "Uma ocasião me apresentei perante o Profeta e lhe pedi que me informasse sobre as abluções. Disse-me:
`Faze tuas abluções devidamente, e de modo completo, e limpa as bases dos teus dedos (onde os dedos se juntam), esfregando-as com os dedos opostos; e lava bem os orifícios nasais; porém, se estás jejuando, toma cuidado sobre este particular (para que a água não entre pelos orifícios nasais).´" (Abu Daoud e Tirmizi)
701. Aicha (RAA) relatou: "Se o Profeta recebia o amanhecer num estado de impureza corporal, por haver mantido contato com sua esposa, tomava um banho e jejuava, como de costume." (Bukhari e Muslim)
702. Aicha e Um Salama (que Deus esteja comprazido em ambas) contaram: " Quando o Profeta recebia o amanhecer num estado de impureza (por haver copulado com sua esposa, e não por poluição noturna), jejuava." (Bukhari e Muslim)

sexta-feira, 16 de junho de 2017

A LEI DO AMOR

Caros amigos, hoje recebi um e-mail de uma aluna de um dos meus cursos perguntando sobre o papel do Amor em nossa jornada espiritual. Como é um assunto muito interessante, e é a base da minha filosofia espiritual, resolvi compartilhar com vocês a resposta que enviei pra ela, segue:

O estado de Amor é apenas o resultado da experiência de integração da sua personalidade.

Algumas culturas chamam este estado de iluminação, outros chamam de mente de Cristo, enfim, as terminologias são muitas, mas em resumo, este estado, que eu chamo de Philadelphia, é o estado de Amor que resulta desta experiência de integração da personalidade humana.


Você precisa compreender tua luz e sombra como pólos: Masculino (consciente) e Feminino (subconsciente), que vivem de fato um romance entre si.


Para que o casamento ocorra, é preciso que a Noiva (feminino/subconsciente) esteja pura, sem manchas, é isto que o vestido branco representa na cultura do casamento.


E como este processo de purifiação ocorre? Por meio do perdão: Pedir perdão, receber o perdão e perdoar.


No momento em que toda culpa (falta de auto-perdão) e todo ressentimento (falta de perdoar os outros) estiverem dissolvidos do jardim da tua consciência, o casamento ocorre.

Você se sentirá plena, e o estado de amor transbordará em teu ser. Neste momento, amar não será mais uma escolha, você simplesmente amará, porque tudo o que existe dentro de você neste momento é o Amor.


Este é o motivo pelo qual ensino as afirmações, iniciando pelo perdão.


O que vai fazer a diferença é a disciplina com a prática, o teu comprometimento.


Não é preciso mais informação, somente a prática.


Quando buscamos informação neste contexto existêncial, estamos fazendo o processo inverso. Querendo compreender o que está fora de nós, para quem sabe, se compreendermos, possamos trazer para dentro. É Ilusão.


É como querer sentir o sabor e a saciedade de um fruto maravilhoso apenas se informando sobre suas características, formas de cultivo, experiencias de terceiros, etc.


Você precisa provar o fruto com teu próprio ser, degustá-lo com seu próprio paladar, permitindo que teu corpo desencadeie todas as conexões neurais que farão daquele momento uma experiência única, e por fim desfrutar da saciedade que este fruto lhe proporciona.

Por isso, como já disse, prepare o teu jardim: tire do caminho toda culpa e todo ressentimento, e faça isso por meio da oração, das afirmações e principalmente com atitudes que possam consertar o que pode ser consertado.
A experiência de integração será natural.

Se quiser aprofundar, leia este artigo:

http://diegoolintonogueira.com/artigos/ego-iluminacao/

oraçao pela libertaçao espiritual + sonho

 
 
 
 
ORAÇAO
 
VINDE, ESPIRITO SANTO, PENETRAI AS PROFUNDEZAS DA MINHA ALMA COM O VOSSO AMOR E VOSSO PODER
ARRANCAI AS RAIZES MAIS PROFUNDAS E OCULTAS DA DOR E DO PECADO QUE ESTAO ENTERRADAS EM MIM
LAVAI NO PRECIOSO SANGUE DE JESUS E ANIQUILAI DEFINITIVAMENTE TODA ANSIEDADE QUE TRAGO EM MIM, TODA AMARGURA, ANGUSTIA, SOFRIMENTO INTERIOR, DESGASTE EMOCIONAL, INFELICIDADE, TRISTEZA, IRA, DESESPERO, INVEJA, ODIO E VINGANÇA, SENTIMENTO DE CUPA E AUTO-ACUSAÇAO, DESEJO DE MORTE E DE FUGA DE MIM MESMA, TODA OPRESSAO DO MALGINO NA MINHA ALMA, NO MEU CORPO, TODA INSIDIA QUE ELE COLOCOU EM MINHA MENTE
O BENDITO ESPIRITO SANTO, QUEIMAI COM O VOSSO FOGO ABRASADOR TODA TREVA INSTALADA DENTRO DE MIM, QUE ME CONSOME E IMPEDE DE SER FELIZ
DESTROI EM MIM TODAS AS CONSEQUENCIAS DOS MEUS PECADOS E DOS PECADOS DOS MEUS ANCESTRAIS QUE SE MANIFESTAM EM MINHAS ATITUDES, DECISOES, TEMPERAMENTO, PALAVRAS, VICIOS.
LIBERTAI SENHOR, TODA A MINHA DESCENDENCIA DA HERANÇA DO PECADO E REBILIAO AS COISAS DE DEUS QUE EU PROPRIA LHE TRANSMITIR
VINDE SANTO ESPIRITO
VINDE EM NOME DE JESUS
LAVAI-ME NO SANGUE PRECIOSO DE JESUS,
 PURIFICAI TODO O MEU SER
QUEBRAI TODA A DUREZA DO MEU CORAÇAO
DESTROU TODAS AS BARREIRAS DE RESSENTIMENTO, MAGOA, RANCOR, EGOISMO, MALDADE, ORGULHO, SOBERBA, INTOLERANCIA, PRECONCEITOS E INCREDUBILIDADE QUE EXISTEM EM MIM
E NO PODER DE JESUS CRISTO RESSUSCITADO LIBERTAI-ME SENHOR
CURAI-ME SENHOR
TENDE PIEDADE DE MIM SENHOR
VINDE SANTO ESPIRITO
FAZEI-ME RESSUSCITAR AGORA PARA UMA VIDA NOVA
PLENA DE VOSSO AMOR, ALEGRIA, PAZ E PLENITUDE
CREIO QUE ESTAIS FAZENDO ISTO EM MIM AGORA E ASSUMO PELA FE A MINHA LIBERTAÇAO
CURA
E SALVAÇAO EM JESUS CRISTO, MEU SALVADOR
GLORIA A VOS, MEU DEUS
BENDITO SEJAIS PARA SEMPRE
LOUVADO SEJAIS O MEU DEUS
EM NOME DE JESUS E POR MARIA NOSSA MAE
AMEM!
 
 
SONHO
NA NOITE QUE ENTREGUEI AS COISAS - ACARAJE E MELAO
SONHEI QUE EU, MAMY E TELMA ESTAVAMOS NA CASA DE CARMELITA
NO QUARTO DO SANTO
CARMELITA COMEÇAVA A PASSAR UMAS COISAS EM MIM
EU PRIMEIRO RECEBIA IANSA,
ME VIA VESTIDA DE VERMELHO
E DEPOIS OXUM - SERIA COM UM TOP BRILHOSO DOURADO
QUANDO VIRAVA OXUM VIA UM  MONTE DE PALHA VERDE NA MINHA CABEÇA
SO MEUS OLHOS QUE DAVAM PARA V
E MINHA BOCA ESTAVA PRESA
NA HORA QUE VIRAVA SEREIA CAIA
COM AS PERNAS JUNTAS COMO UMA CALDA
E MEIO QUE NADANDO NO SECO
DEPOIS ELA VINHA PARA PINGAR UMA GOTA DE CERA DE VELA NO TOPO DA MINHA CABEÇA
EU ESTRANHAVA ESSA CERA DE VELA.
FICAVA CISMADA
ELA PEDIA PARA PAGAR O FOGO, DANDO QUANTO QUISESSE
EU DAVA 100 REAIS
MAS ACHAVA ESTRANHO TUDO AQUILO
ENTAO ACORDEI

 



quarta-feira, 14 de junho de 2017

oracao de libertaçao dos karmas




TODOS OS DISCIPULOS QUE BUSCAM ELIMINAR OS BLOQUEIOS QUE ATRAPALHAM A SUA EVOLUÇAO, DEVEM DEDICAR A PARTIR DESTE MOMENTO ALGUNS MINUTOS PARA PERDOAR TODO TIPO DE ERROS QUE COMETEU NESTA VIDA E EM OUTRAS VIDAS.
FECHEM OS OLHOS NESTE MOMENTO E DIGA PARA VOCE,
EU (NOME) A PARTIR DESTE MOMENTO PEÇO PERDAO DE TODAS AS FORMAS DE OFENSAS, PALAVRAS PECAMINOSAS E JULGAMENTOS QUE DIRIGIR A OUTRAS PESSOAS E AO UNIVERSO ONDE HABITO, ME ILUMINANDO E LIMPANDO DE TODO O MAL, E QUE A LUZ QUE ENVIO ATRAVES DE MINHAS AFIRMAÇOES POSSAM TRANSFORMAR TODO ESTE MAL EM ENERGIA POSITIVA E TAMBEM TODOS AQUELES QUE ESTIVEREM DENTRO DESSA ENERGIA DE CAUSAS TAMBEM ESTAO SE PERDOANDO.
PERDOO QUEM ME REJEITOU, ME ENTRISTECEU, ME ILUDIU E ME AMENDROTOU, EM ESPECIALAQUELE QUE ME FEZ PERDER A PACIENCIA E REAGIR AGRESSIVAMENTE.
EU SEI QUE SOU RESPONSAVEL POR MUITAS SITUAÇOES, POIS CONFIEI EM PESSOAS NEGATIVAS, NAO USEI O MEU CAMPO DE LUZ COMO ESCUDO E COM ISSO PERMITIR A DESCARGA DE SEUS TRAUMAS, MAU HUMOR E HISTORIAS AMARGAS.
NESTE TEMPO, SUPORTEI TRATAMENTO INDGNO, MEDO, HUMILHAÇAO, GROSSERIAS SENDO VAMPIRIZADA EM MINHAS ENERGIAS, PENSANDO QUE PODERIA AJUDAR ESTAS CRIATURAS.
AGORA, ME LIBERTO DA NECESSIDADE DE CONVIVER COM ENERGIA DE BAIXA FREQUENCIA E AMBIENTES ONDE EU PASSO A INCOMODAR COM A PRESENÇA DE MINHA LUZ.
ESTOU AGORA INICIANDO UMA NOVA ETAPA EM MINHA COMPANHIA DE PESSOAS POSITIVAS, CHEIA DE BOAS INTENÇOES, GENTE AMIGA QUE SE PREOCUPA EM SER SAUDAVEL, PROSPERA E ILUMINADA. PESSOAS QUE SE PREOCUPAM EM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NOSSA E DE TODO O PLANETA TERRA.
QUERO COMPARTILHAR SOMENTE SENTIMENTOS NOBRES E APRENDER COM O UNIVERSO UMA FORMA DE AJUDARMOS UNS AOS OUTROS MUTUALMENTE PROGREDINDO EM MINHA EVOLUÇAO ESPIRITUAL SEMPRE DIFUNDINDO MINHAS IDEIAS EM UNIDADE NA PAZ E NO AMOR DIVINO, VALORIZAREI SEMPRE TODAS AS MINHAS CONQUISTAS QUE FIZER NESTE AMOR QUE HA EM MIM, EVITANDO DAQUI PRA FRENTE ESTAR NAS FREQUENCIAS DE ONDE JA CONSEGUIR SAIR.
E QUANDO VOLTAR A PENSAR NAS COISAS QUE ME LIBERTEI, LEMBRAREI DE CORAÇAO QUE EU JA AS PERDOEI, SOMENTE TRAREI ESTAS PESSOAS NOVAMENTE EM MINHA INTIMIDADE PESSOAL SE ELAS DEMONSTRAREM QUE JA ENTRARAM EM NOVA SINTONIA DE LUZ DIVINA.
AGRADEÇO AO MESTRE QUE ME AJUDOU A EVOLUIR ATRAVES DO PERDAO A UM NIVEL DE AMOR E COMPAIXAO EM QUE PROCURAREI VIVER A PARTIR DE HOJE E PELO RESTO DE MINHA VIDA.
AGRADEÇO A DEUS PELAS LIÇOES DE VIDA E A ESSAS PESSOAS QUE FORAM PROTAGONISTAS DESTAS LIÇOES PROCURAREI VALORIZAR SUAS QUALIDADES TAMBEM LIBERTANDO-AS, E PEDINDO AO CRIADOR QUE TAMBEM AS PERDOE EVITANDO QUE ELAS SOFRAM PELA LEI DA CAUSA E EFEITO DESTAS ENERGIAS RUINS DESTA VIDA.
SINTO-ME AGORA UMA PAZ EM MEU CORAÇAO, ESTOU CONSCIENTE QUE MEU OBJETIVO FOI CONSEGUINDO E ENVIO AO MEU EU SUPERIOR A LUZ QUE RESPIRO NESTE INSTANTE.
AGORA SINTO MEU CAMPO DE ENERGIA VIBRAR ME REVELANDO QUE O MEU CONTATO FOI RESTABELECIDO COM TODO SUCESSO.
TUDO FAREI DIVINO MESTRE EM HARMONIA COM AS LEIS DA NATUREZA E COM A PERMISSAO DO NOSSO PAI CRIADOR ETERNO E INFINITO QUE SEU PODER REAL ATUE DENTRO E FORA DE MIM.
AMEM!


- DIA DE ACARAJE + MELAO = REAGIR

quinta-feira, 8 de junho de 2017

oracao do amor




ORAÇAO DO AMOR
OH SOL
SIMBOLO DO AMOR
ILUMINAI NOSSOS CAMINHOS PARA O AMOR INFINITO
QUE OS BONS ESPIRITOS NOS CONDUZM PARA A FELICIDADE MATERIAL E ESPIRITUAL ATRAVES DOS BONS FLUIDOS E RITUAIS QUE UNIDOS SEJAM TAO FORTES QUE NOS TORNEMOS INSEPARAVEIS
QUE ASSIM SEJA
ASSIM SERA
E ASSIM É

QUARTA-FEIRA - PRATICA DA ALMA GEMEA

segunda-feira, 5 de junho de 2017

TOPICOS DE PESQUISA PARA O LIVRO



TOPICOS

GREYS ANATOMY, AS TELEFONISTAS (TEXTOS), HOROSCOPO: MAIA, ASTECA, SANGUE, PEDRA, VIDICA, ARVORE, CELTA, XAMANICO, OCIDENTAL, CHINES, JAPONES, VIDAS PASSADAS, ORIXAS, EGIPICIO, WICCA, VIKING, DRUIDA, ICHING, GREGO, HINDU, ARABE, INDIO, GITANO.
VIDA CIGANA
ASTROLOGIA REVERSA
NATUREZA OU GAIA
ORACULO, BRUXAS, DADOS, CHAS, RITUAIS, PACTOS, ORACOES
GRANDE FRATERNIDADE BRANCA UNIVERSAL,
CENTAURO - QUIRON - ZEUS, JUPITER
PASSAGEM ENTRE OS MUNDOS
LATIN HEBRAICO - ARAMAICO
LINGUAGEM CORPORAL
CULTURA BRASILEIRA
PAISES - ESTADOS CONTINENTES CIDADES
FÉRIAS
INSTRUMENTOS
FRASES MAGICAS
MANDALAS - SIMBOLOS
ARVORE DE VIDA
ANJO NEGRO
CAIXA DE PANDORA
BOBO DA CORTE
SERES MITOLOGICOS - FOLCLORE
POVOS E CIVILIZAÇOES ANTIGAS
ARVORE CEFIROTICA - CABALA
CRISTAIS
PLANETAS
ESTRELAS
ALQUIMIA
GOSTOS
XAMA
PERGUNTAS ESSENCIAIS
7 CORPOS - MANTRA - CHACRA - ALMA GEMEA - RELACIONAMENTO
TEMPERAMENTOS - CARL JUNG
FILMES LIVROS
ESCOLA - FAMILIA - AMIGOS - NOMES - SOBRENOMES - APELIDOS
7 DIMENSOES - 7 EGOS X 7 VIRTUDES
COINCIDENCIA - LIVRE ARBITRIO - ESCOLHA - DESTINO - TOCA DO COELHO - MATRIX
MADRINHA - INIMIGOS - TEMPO - ILUSAO - MEDO
PROVERBIOS - PENSAMENTOS - DITADOS - FABULAS - CONTOS
META - VISAO - NEGOCIO - MISSAO - ADMINISTRACAO
LEIS DA FISICA
ELEMENTAIS - VEGETAL - NAGUAL - NUMEROLOGIA
NORDICOS
ANIMAL DE PODER TOTEM GUARIDAO DIREÇAO
DEUSAS SUJAS - MENINA - MOÇA - MULHER
IRIDOLOGIA
GNOSIS
EGO - ESSENCIA - PERSONALIDADE
FLECHA - ARCO - ARQUEIRA
BIBLIA - APOCALIPSE
TAPETE MAGICO - OBJETOS MAGICOS
TEMPLO DE DELFO
FENG SHUI
LINGUAGEM CORPORAL
DATAS COMEMORATIVAS
PARABOLAS - CRONICAS - CONTOS - ESCOPOS - LENDAS
ANAGRAMA
PEDRA
QUIROMANCIA - ERVAS SAGRADAS
INVOCAÇOES
ELEMENTOS
CROMOTERAPIA
GRAFOLOGIA
O DOM
MUSICA - LITERATURA - ARTE - FILOSOFIA - RELIGIAO - CIENTIFICO - 5 SENTIDOS - EXTRAS
CORPO HUMANO - 5 CILINDROS
LUTAS - ESPORTES
DANÇA DO VENTRE
INSTRUMENTOS MUSICAIS

DICAS: TEMPORAIS, FOGO (SINALIZACAO)
DEVOÇAO DO ANIMALZINHO DE ESTIMACAO PELA DONA - NASCIMENTO EM FEVEREIRO - TOTEM DO LOBO
O MEDO FAZ FALAR E TRAIS, MAS TAMBEM CRIA FORÇAS PARA UMA REVOLTA

(NOME DO PARAISO, DA RAINHA, MAE, DOS PAIS, COLEGIO, 1A RUA, PRIMEIROS PERSONAGENS, CARACTERISTICAS, SIMBOLOS, COMENTAR O NASCIMENTO DO PERIODO, FLOR, ANIMAL, PEDRA, ARVORE AO MESMO TEMPO DELA)

CABLOCA JUREMA E CABLOQUINHA

TAO



TAO – A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO O Segredo •

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja
breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma
parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem
perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se
queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se
reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras
carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer,
é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a
energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu,
porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações,
e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes
circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.
 
Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se
identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as
circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo
da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo
a energia sem emoções densas e sem preconceitos.
 
Porque, sendo como um espelho, com o poder mental
tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas
opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de
uma comunicação sincera e fluída.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde,
pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna
prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja
discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos
outros e terá uma vida tranquila e benevolente invisível, misteriosa,
indefinível, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que
nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias
virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego
cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve
a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não
se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência
profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para
considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá
a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou
para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incómodo para o
ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito
pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que
sabe.

Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos
seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a
dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua
opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma
maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.


O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o
que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe
que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria
vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar
demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão
deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões
dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de
os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso
regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o
tempo todo.

Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas
para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender
o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO.
Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira
natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a
luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.
 
Graças a essa força, atrairá para si tudo o que
necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que
ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se
mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este
converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.
 
Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder
interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou
controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o
que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do
TAO.


FILOSOFIA
EM TOM MAIOR – ACÚSTICA

Toda força se expressa em um plano ao qual é indissociável. Como o som
precisa de um meio para se propagar, uma força de precisa de uma relação por
onde se estender. Da mesma forma que não há som no vácuo, não há força sem
relação. Um acontecimento, isto é, uma transformação no tecido de forças de um
mesmo plano depende de um deslocamento. O lugar de um acontecimento é tão
importante quanto o próprio acontecimento. Ou melhor, não há acontecimento à
parte de um lugar que o acompanhe e que o dê forma.

Um
bom som, com altura definida, timbre singular é uma verdadeira força ativa.
Fruto da mais alta atividade criativa, uma força dominante. Já a Acústica é uma
questão reativa. Ela reage ao som que recebe. A história da humanidade é também
uma história do mal cultivo das forças reativas. A música aprendeu que não há
bom som sem um espaço adequado, ou seja, não há corpos sadios sem um bom cultivo
das forças reativas. Nem só de forças ativas sobrevive um corpo. É preciso que
as forças de conservação estejam em seus devidos lugares. É necessária uma
ciência para as elas, precisamos bem dispô-las para que elas não acabem contra
nós.
Sem
um bom ambiente, não há possibilidade de consistência. Um som não se mantém em
propagação sozinho: há uma física dos reflexos, da absorção e da difusão. Uma
combinação dessas técnicas produz o lugar adequado das forças. Produz mesmo uma
nova força, uma força ambiente, uma tendência de organização. O caos caotiza,
ele desfaz toda consistência, lembram-nos Deleuze e Guattari. A arte (bem como a
ciência e a filosofia) enfrenta o caos sem deixar de ser sua filha. Ela
invoca o caos por meio de objetos finitos para afirmar dele o infinito, eis sua
grandeza.
A
Acústica é o princípio de organização sem o qual nós não conseguimos enfrentar o
caos. É o bom trato das forças reativas. É a resistência à tendência destruidora
das forças caotizantes. É o cuidado de si no seu sentido reacionário. Digamos
mais uma vez, um corpo não vive apenas com forças ativas. É necessário aprender
a lidar com a reatividade. A Acústica é uma arte das defesas. A atenção de um
corpo com o vital, o necessário, o inevitável; só assim é possível criar,
produzir o inédito, o acontecimento.
Jackson Pollock, 1941Jackson Pollock, 1941
São
três técnicas que fazem da Acústica uma soberana da reatividade:

  1. A Reflexão é o endurecimento. É
    uma imposição de limites. O que não devemos deixar passar? Quando devemos abrir
    os poros e quando os devemos fechar? O esquecimento é uma técnica reflexiva.
    Esta técnica é capaz de propagar as forças com a mesma intensidade, mas em outra
    direção.
  2. A Absorção é o oposto. É uma
    suspensão de limites. Mas é também uma técnica dos excessos. Àquilo que passa,
    perguntamos: o que excede? O que pode-se capturar do que nos atravessa? É a
    honestidade que se impõe ao dadivoso. Tomamos de empréstimo o plus de força para
    que nos tornemos também potentes.
  3. A Difusão é o disfarce. Não se
    pode devir-imperceptível sem difusão. A difusão se complementa à
    reflexão, mas de modo disforme. Ela é metamórfica. Capacidade de transformação
    das forças que recebe. O camaleão é um difusor. Não dominaremos as forças
    reativas se não soubermos passar ao largo de alguma delas.
As
três técnicas estão numa relação de resistência à negação, que é o verdadeiro
perigo das forças reativas. A negação somada à reatividade produz a vida niilista, fraca, impotente. Ressentimento, Má Consciência
e Ideais Ascéticos são forças reativas que produzem verdadeiras armadilhas. É
sempre triste quando essas forças estão no comando.
As
técnicas da Acústica se opõe justamente às três forças da negação:

  1. Absorção e Ressentimento são
    forças reativas em sentidos opostos. O espaço do ressentimento é o da memória, o
    da preservação. Onde o tempo se suspende em assuntos de peso infinito. Uma
    inflamação no centro da alma. A incapacidade de absorver, de esquecer, de deixar
    passar gera o ódio ao ativo. O som quer atravessar, saber ser afetado de alegria
    é para poucos. O esquecimento é também uma capacidade de absorção.
  2. Reflexão e
    Consciência
    são forças reativas em sentidos opostos. A culpa só atinge
    àquele que não sabe se blindar. Tornar-se uma superfície dura é importante. Não
    absorver, não se deixar afetar por forças dominadoras e negativas. Ser um
    espelho para as representações que nos impõe de fora. Há forças reativas que
    devem ser repelidas. Saber rebater, se defender usando a força contra ela mesma.
  3. Difusão e Ideais
    Ascéticos
    são forças reativas de sentidos opostos. Esfacelar os ídolos,
    quebrantar os padres é a força da difusão. Multiplicar as verdades,
    devir-mutagênico. A difusão é a verdadeira técnica de apoio da transvaloração.
    Transformar um em múltiplo. Criar um sem número de novos harmônicos para cada um
    recebido. Espalhar-se como rizoma para cobrir melhor todo o ambiente faz com que os
    ideais não tenham porta de entrada.
Quem
é o mestre da Acústica? Aquele que cultiva o melhor ambiente. Onde o som pode
tomar-se em livre curso. Atravessando, rebatendo, difundindo as forças reativas.
Produzir o melhor timbre depende disso tanto quanto do instrumento que o produz.
Um corpo só alcança a vida ativa tendo sobre rédeas curtas as forças reativas,
tendo o ambiente em suas mãos, ouvindo os predadores, observando os movimentos,
sentindo as variações na pele.