domingo, 28 de abril de 2019

atencao farmaceutica


Em todo o mundo, está acontecendo um movimento de resgate do papel do farmacêutico como profissional da saúde e, no Brasil, não é diferente, sobretudo dentro do viés da Atenção Farmacêutica. “Nós conseguimos, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), de dois para oito ocupações e de 19 para 117 especialidades”, destaca o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João.
Além disso, em 2014, aconteceu a aprovação da Lei 13.021/14, que recuperou a autoridade do farmacêutico nas farmácias e colocou a capacidade técnica do profissional a serviço da população brasileira no cuidado com a sua saúde.
Essa recuperação dos afazeres do farmacêutico faz com que o profissional esteja mais próximo do conceito de Assistência Farmacêutica dentro das farmácias. Eles estão mais perto do cuidado com a saúde de seus pacientes no dia a dia, ajudando, principalmente, aqueles acometidos por doenças crônicas, além de entender e orientar corretamente sobre os medicamentos comprados no ponto de venda (PDV).
“Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”, de acordo com a Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde.
Diante destas conquistas, o desafio atual é ter profissionais capacitados para atuar nessas novas funções garantidas por lei. O caminho para obter farmacêuticos qualificados inicia-se na graduação, onde toda a base de conhecimento é obtida.
Segundo o coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo, Prof. Valter Luiz da Costa Júnior, as novas diretrizes envolvem o conjunto de ações e de serviços ofertados ao indivíduo, à família e à comunidade, por meio de atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças, e que possibilite às pessoas viverem melhor.
Fonte: Guia da Farmácia edição 302 – reportagem de Flávia Corbó
Foto: Shutterstock
O QUE É ATENÇÃO FARMACÊUTICA? Em 1990, Hepler e Strand utilizaram pela primeira vez na literatura científica o termo “Pharmaceutical Care”, que foi traduzido em nosso país para Atenção Farmacêutica. “Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente”. Esses resultados são: „ Diminuição do processo da enfermidade; „ Cura da enfermidade; „ Diminuição ou eliminação dos sintomas; Esse serviço é muito confundido com a orientação e assistência ao paciente, porém Atenção Farmacêutica abrange muito mais setores. „
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O PACIENTE? „ Melhora na saúde do paciente; „ Redução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos; „ Facilidade em se comunicar com o profissional farmacêutico; „ Esclarecimento de dúvidas; „ Maior confiança na exposição de problemas; „ Maior segurança e eficácia no tratamento. „
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A FARMÁCIA? „ Farmácia vista como um estabelecimento de saúde; „ Aumentar o nível de confiança do paciente, em relação a farmácia e ao farmacêutico; „ Obter informações maiores e melhores sobre o cliente; „ Associação de vendas; „ Maior fidelização dos clientes. „ O QUE POSSIBILITA A ATENÇÃO FARMACÊUTICA? „ Orientação em caso de reações adversas; „ Acompanhamento da terapia medicamentosa; „ Melhora na qualidade de vida do paciente; „ Verificação da efetividade do tratamento; „ Identificação dos problemas relacionados ao medicamento; „ Intervenção para solução de problemas. <
COMO IMPLANTAR A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA OU DROGARIA? Pode ser dividida em duas etapas: „ 1ª - PLANEJAMENTO A) Aspecto Profissional: „ Somente o farmacêutico pode prestar o serviço de Atenção Farmacêutica, determinando horários e datas para a prestação do serviço. B) Buscando Conhecimento: „ O farmacêutico que deseja prestar esse serviço, deverá buscar mais conhecimentos sobre: farmácia clínica, farmacologia, terapias não medicamentosas e interpretação de exames laboratoriais. Outras habilidades que o profissional precisa são: desenvolver a comunicação adequada, monitorar o processo dos pacientes, e estar constantemente informado sobre medicamentos. „ Para implementar a Atenção Farmacêutica, é necessário que o profissional tenha atitude para buscar os conhecimentos e habilidades necessárias para a execução de uma Atenção Farmacêutica de qualidade, havendo sempre, a vontade de aprender. C) Elaboração de um POP (Procedimento Operacional Padrão): „ Criar a metodologia que será aplicada, através de um questionário para coleta de informações, onde será mensurado e avaliado o estado do paciente. D) Infraestrutura O local deve conter: „ Uma mesa, preferencialmente redonda (o que possibilita uma maior interação entre o farmacêutico e o paciente). „ Proporcionar conforto; „ Ser isolado (é importante que não aconteça interrupções e principalmente, que ninguém mais escute o que esta sendo dito).
 QUAIS OS CONCEITOS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO Á ATENÇÃO FARMACÊUTICA? São eles: „ Farmacovigilância; „ Atendimento Farmacêutico; „ Acompanhamento Farmacoterapêutico; „ Intervenção Farmacêutica. „ O QUE É A FARMACOVIGILÂNCIA? “É o acompanhamento das possíveis reações adversas, colaborando para o monitoramento e segurança dos medicamentos”. Na medida em que o Sistema de Farmacovigilância retroalimenta a Atenção Farmacêutica, por meio de alertas e informes técnicos, informações sobre medicamentos e intercâmbio de informações, potencializa as ações clínicas individuais (acompanhamento/seguimento, dispensação, educação...),outras atividades de Atenção e Assistência Farmacêutica como o processo de seleção de medicamentos, a produção de protocolos clínicos com prática baseada em evidências, integrada nas ações interdisciplinares e multiprofissionais, entre outras. A Atenção Farmacêutica é uma das entradas do sistema de Farmacovigilancia, ao identificar e avaliar problemas/riscos relacionados a segurança, efetividade e desvios da qualidade de medicamentos, por meio do acompanhamento/seguimento Farmacoterapêutico ou outros componentes da Atenção Farmacêutica. Isto inclui a documentação e a avaliação dos resultados, gerando notificações e novos dados para o Sistema, por meio de estudos complementares. Dessa forma, obtém-se a melhora da capacidade de avaliação da relação benefício/risco, otimizando os resultados da terapêutica e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e adequação do arsenal terapêutico. < > ATENÇÃO FARMACÊUTICA 7 GENÉRICOS EUROFARMA „ O QUE É ATENDIMENTO FARMACÊUTICO? É o contato entre o farmacêutico e o paciente, visando buscar a resolução de problemas relacionados com a saúde, envolvendo, ou não, a utilização de medicamentos. Promove: „ Interação com o paciente; „ Esclarecimento de dúvidas; „ Solução de problemas de saúde. „ O QUE É O ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO? O acompanhamento Farmacoterapêutico é um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, através da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM), cujo objetivo é alcançar resultados e a melhora da qualidade de vida do usuário. Este é o serviço clínico mais complexo que o farmacêutico pode prestar, pois exige grande habilidade, além de conhecimentos de farmacologia, para alcançar os objetivos propostos e está diretamente relacionado com o conceito de Atenção Farmacêutica proposto por Hepler e Strand, em 1990, sob a denominação de Pharmaceutical care. „ O QUE É A INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA? “Ação planejada, documentada e realizada em conjunto ao paciente e aos demais profissionais de saúde, que tem por objetivo, resolver ou prevenir problemas que interferem ou possam interferir na farmacoterapia”.
O QUE É NECESSÁRIO PARA IMPLANTAR O SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA? São necessários: „ Autorização prévia da Vigilância Sanitária; „ Deixar claro ao paciente, que o serviço não representa consulta médica e nem possui esta finalidade; „ Elaboração de protocolos e formas de documentar esta atividade; „ Consentimento do paciente; „ Registros com as seguintes informações: a) Informações do paciente; b) Informações do profissional responsável (nome e nº do CRF); c) Informações das orientações e intervenções farmacêuticas; d) Informação dos resultados. „ POP do serviço; „ Encaminhamento para outros profissionais de saúde, juntamente com copia dos registros efetuados na Atenção Farmacêutica. „

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria 3.916, de 30 de outubro de 1998. Aprova a Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil Executivo, Brasília, DF, 10 dez. 1998. Seção 1, p. 18.
https://guiadafarmacia.com.br/o-que-e-atencao-farmaceutica/ acessado: 27 de abril de 2019, as 19:45.

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