A
Oração
A
oração é a primeira das adorações instituídas por Deus no Islam. E tamanha é a
sua importância que foi a única que não foi transmitida ao profeta Muhammad
S.W.S. (que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através
do arcanjo Gabriel aqui na terra. A sua transmissão se deu no céu, feita
diretamente por Deus ao Seu Mensageiro, nos eventos conhecidos como Al
Isrá (A viajem noturna) e Al
Miráj (A ascensão).
A
oração é citada no Alcorão mais de 117 vezes, a sua finalidade está expressa
neste versículo.
"Sou
Deus. Não há divindade além de Mim ! Adora-Me, pois, e observa a oração, para
celebrar o Meu nome." (Alcorão
Sagrado 20:14)
A
obrigatoriedade da oração veio expressa tanto no Alcorão como na
Sunnah.
"A
oração é uma obrigação prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido
tempo." (Alcorão
Sagrado 4:103)
A
forma de fazê-la nos foi passada pelo profeta Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através
da Sunnah. Disse o profeta Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):


"Orai
como me vistes orando."
A
oração é considerada a base fundamental da religião. Disse o profeta
Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"Para
o muçulmano cair na heresia e no ateísmo, basta somente que ele deixe de cumprir
as orações."
Deus
instituiu cinco orações diárias obrigatórias, onde o muçulmano estabelece um
elo, uma ligação direta entre ele e Deus, sem a necessidade de intermediários
para isto, onde ele expressa a sua gratidão e amor a Deus, fortificando, dessa
forma, o coração, o corpo e o espírito.
A
oração islâmica é um conjunto perfeito, onde o muçulmano alcança diversos
benefícios, na parte espiritual, ele alcança paz de espírito elevando-o, na
parte física, ele realiza um exercício diário, através dos seus movimentos,
beneficiando com isso o seu corpo e é um estimulo à utilização da sua razão, a
partir do momento em que tem que saber o que diz na oração, raciocinando em cima
dos versículos que são recitados na oração.
Logo,
o muçulmano que pratica as cinco orações diárias está reforçando, cinco vezes ao
dia, a crença sobre a qual repousa a sua fé, pois a prática da oração é um dos
maiores sinais de fé, e a prova mais óbvia da gratidão a Deus pelas Suas
incontáveis graças.
Nesses
momentos, o muçulmano é relembrado de que Deus o esta observando e ao seu
comportamento diário, assim, ele procurarará afastar-se de tudo aquilo que é
ilícito e fazer tudo aquilo que agrada a Deus.
"Recita
o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva o
(homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus é o
mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto
fazeis." (Alcorão
Sagrado 29:45)
"Amparai-vos
na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para
os humildes, Que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele
retornarão." (Alcorão
Sagrado 2:45-46)
Nós
devemos ter sempre em mente que Deus não precisa da nossa oração, porque
Ele está livre de qualquer necessidade. Nós, pelo contrário, é que precisamos
dela pois ela nos traz inúmeros benefícios, como os já vistos, além de vários
outros, como o de estar imprimindo a organização, a disciplina, a perseverança e
a ordem na nossa vida.
A
oração nos treina todas as virtudes que tornam possível o desenvolvimento de uma
pessoa feliz, proporcionando-nos equilíbrio e paz interior.
O
Islam é uma religião social, por isso, é uma doutrina que agrega e congrega,
cria o grupo e a comunidade.
Logo,
podemos verificar o estímulo à oração feita em grupo, onde os muçulmanos ficam
alinhados em fileiras, simbolizando com isso a igualdade que prevalece entre
todos quando estão diante de Deus, não havendo diferenças entre o rico e o
pobre, o negro e o branco, nem privilégios do governante para o
governado.
Além
do mais, faz com que os muçulmanos se reencontrem pelos menos cinco vezes ao
dia, fortificando, com isso, os laços de amizade, por exemplo, ao constatarem a
ausência de alguém que costuma ser assíduo nessas orações, procuram-no para
verificar se está doente ou necessitando de algo.
Embora
a oração seja aceita por Deus em qualquer lugar, como nas nossas casas, local de
trabalho, etc., Deus nos orientou para que construíssemos as mesquitas para que
estas orações em grupos pudessem ser realizadas.
"(Semelhante
luz brilha) nos templos (Mesquitas) que Deus tem consentido sejam erigidos, para
que neles seja celebrado o Seu nome e neles O Glorifiquem de manhã e à
tarde." (Alcorão
Sagrado 24:36)
"Sabei
que as mesquitas são (as casas) de Deus; não invoqueis, pois, ninguém,
juntamente com Deus." (Alcorão
Sagrado 72:18)
Disse
o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):
"Para
aquele que constantemente vai à mesquita, ou dela volta, Deus prepara uma mansão
no Paraíso, tanto na ida como na volta." (Relatado
por Bukhári e Muslim).
e
disse também:
"Quanto
àquele que fizer corretamente a ablução em sua casa, em seguida for a uma das
casas de Deus para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada
passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta ou ele será elevado em um
grau." (Relatado
por Muslim).
A
obrigatoriedade da oração recai sobre:
1- Os
muçulmanos; homens e mulheres;
2- os
que atingiram a puberdade;
3- os
que gozam de plenas faculdades mentais.
As
condições prévias necessárias para validade das orações são:
1º- A
purificação (tanto do local aonde irá realizar-se a oração, como das roupas com
as quais nós iremos rezar, como do nosso corpo através da ablução ou do
banho).
Uma
das condições para se efetuar as orações é que o local onde iremos orar esteja
sem vestígios de impurezas.
Da
mesma forma, as roupas com as quais iremos orar, têm que estar sem os vestígios
de impurezas. E em relação ao nosso corpo, temos que fazer a ablução, que é uma
lavagem parcial do corpo como descrito no versículo a seguir
"Ó
fiéis sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e
os antebraços até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e lavai
os pés, até aos tornozelos..." (Alcorão
Sagrado 5:6)
E só
terá que renová-la para a próxima oração caso a quebre. Isso se dá em caso de
necessidades biológicas, caso tenha um ferimento, por onde o sangue escorra,
dormir, desmaio ou perda da consciência..
Existem
situações em que, ao invés da ablução, temos que tomar um banho completo para
realizar as orações. Isto se dá em caso da ejaculação provocada ou involuntária,
após as relações sexuais, ao término da menstruação e do pós-parto.
"Ó
fiéis, não vos deis à oração, quando achardes ébrios, até que saibais o que
dizeis, nem quando estiverdes polutos pelo dever conjugal - salvo se vos
achardes em viagem, até que vos tenhais higienizado..." (Alcorão
Sagrado 4:43)
2º-
Estar dentro do horário da oração:
Deus
prescreveu aos muçulmanos cinco orações diárias e determinou os seus respectivos
horários, que são:
1º- A oração
da Alvorada (Que começa com o alvorecer do dia e termina ao nascer do
sol).
2º- A oração
do Meio-dia (Que começa quando o sol atinge seu ponto culminante, com a sombra
em zero graus e termina quando a sombra estiver do mesmo tamanho do
objeto).
3º- A oração
da Tarde (Que começa quando a sombra do objeto estiver igual ao seu tamanho e
termina quando a sombra se tornar o dobro do objeto).
4º- A oração
do Pôr do Sol, ou do Ocaso, ou do Crepúsculo, (Que começa com o pôr do sol e
termina com o desaparecimento do crepúsculo vermelho ou seja daquela
luminosidade avermelhada).
5º- A oração
da Noite (Que começa quando se extinguir a última luz refletida do sol e termina
com o raiar da aurora). Logo, não é permitido ao muçulmano fazê-las antes da
entrada do seus respectivos horários.
"Observai
a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser
cumprida em seu devido tempo." (Alcorão
Sagrado 4:103)
E
quando o profeta Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), foi
indagado sobre a mais nobre das ações disse:

"A
oração celebrada no seu tempo exato."
Citaremos,
agora, um versículo referentes aos horários das orações:
"Glorificai,
pois, Deus, quando anoitece e quando amanhece! Seus são os louvores, nos céus e
na terra, tanto na hora do poente como ao meio-dia."(Alcorão
Sagrado 30:17-18)
3º-
Estar direcionado à Makka:
Os
muçulmanos de todos os cantos do planeta, ao realizarem as suas orações, se
voltam em direção a Makka, simbolizando dessa forma a sua unidade, e seguindo a
determinação de Deus, o Altíssimo:
"Orienta
teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)! E vós
(crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rostos até
ela." (Alcorão
Sagrado 2:144)
Quem
desconhecer a sua direção deverá, através da dedução, direcionar-se para aquela
que lhe parecer a mais acertada.
A
título de curiosidade, os muçulmanos no início rezavam direcionados a Jerusalém.
Somente no segundo ano da Hégira foi ordenado ao profeta Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).
mudar o seu direcionamento para Makka.

4º- A
intenção.
5º- E
estar vestido adequadamente:
O
homem deve cobrir-se no mínimo do umbigo até o joelho, e a mulher o corpo todo
com exceção do rosto, das mãos e dos pés. Ambos não deverão usar roupas
transparentes ou apertadas que marquem o corpo.
A
oração é a primeira coisa pela qual teremos que prestar contas no Dia do Juízo
Final, como nos disse o profeta Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"A
primeira coisa de que o homem terá de prestar contas, no Dia do Juízo Final,
será a oração. Se (as orações) foram válidas, toda a sua obra será; se foram
defeituosas, toda a sua obra também será sido."
A
prática das orações redime os nossos pecados, como nos disse o profeta
Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"O
que pensaríeis se houvesse um riacho diante da porta de alguém, e essa pessoa se
banhasse cinco vezes por dia nele? Restar-lhe-ia alguma sujeira? E eles
responderam: Certamente que não! Ele então disse: É o caso das cinco orações,
por meio das quais Deus vos remove todos os pecados."
E
disse também:
"As
cinco orações diárias (obrigatórias), a oração de sexta-feira (consecutivamente)
e a observância do jejum no mês de Ramadan(consecutivamente), expiam as faltas
nesse período, e sempre, desde que se evite cometer pecados graves." (Relatado
por Muslim).
E no
Alcorão temos:
"E
observa a oração em ambas as extremidades do dia e em certas horas da noite,
porque as boas ações anulam as más. Nisto há mensagem para os que
recordam." (Alcorão
Sagrado 11:114)
Os
muçulmanos tem uma oração semanal obrigatória, que é a oração da sexta-feira,
para todos os homens e mulheres que tenham alcançado a puberdade e sejam
residentes em um povoado..
"Ó
fiéis, quando fordes convocados, para a oração da sexta-feira, recorrei à
recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se
quereis saber. Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e
procurai as graças de Deus, e mencionai muito Deus, para que prospereis. Porém,
se quando se depararem com o comércio ou com a diversão, se dispersarem,
correndo para eles e te deixarem a sós, Dize-lhes: O que está relacionado com
Deus é preferível à diversão e ao comércio, porque Deus é o melhor dos
provedores." (Alcorão
Sagrado 62:9-11)
Que é
realizada no horário da oração da tarde, em substituição da mesma, que é
acompanhada da realização de um sermão feito pelo Imam, que consiste em
ensinamentos, aconselhamentos e orientações ao tratar de problemas que ocorreram
neste meio tempo na sociedade, ou lições ligadas ao Islam.
Citaremos
agora algumas características relatadas por Deus daquelas pessoas que são
constantes em suas orações e as fazem com sinceridade, visando com elas ao
beneplácito de Deus.
"Alef,
Lam, Mim. Eis o Livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus;
Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os
agraciamos." (Alcorão
Sagrado 2:1-3)
"A
virtude não consiste só em que orienteis vossos rostos até ao levante ou ao
poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos
anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribui seus bens em caridade por amor
a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate
de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os
compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante
os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a
Deus)."(Alcorão
Sagrado 2:177)
"Em
verdade, o homem foi criado impaciente; Quando o mal o açoita, impacienta-se;
Mas, quando o bem o acaricia, torna-se tacanho; salvo os que oram, que são
constantes em suas orações." (Alcorão
Sagrado 70:19-23)
"Bem-
aventurado aquele que se purificar, E mencionar o nome do seu Senhor e
orar!" (Alcorão
Sagrado 87;14-15)
"É
certo que prosperarão os fiéis, Que são humildes em suas
orações."(Alcorão
Sagrado 23:1-2)
"E os
que observam as suas orações. Estes serão honrados em jardins."(Alcorão
Sagrado70:34-35)
Agora,
citaremos algumas descrições feitas por Deus daqueles que são negligentes em
suas orações e dos que não a fazem.
"Tens
reparado em quem nega a religião? É quem repele o órfão, E não estimula (os
demais) à alimentação dos necessitados. Ai, pois dos praticantes das orações,
Que são negligentes em suas orações, Que as fazem por ostentação, Negando-se,
contudo, a prestar obséquios!" (Alcorão
Sagrado 107:1-7)
"Sucedeu-lhes,
depois, uma descendência, que abandonou a oração e se entregou às
concupiscências. Porém, logo terão o seu merecido castigo."(Alcorão
Sagrado 19:59)
"Toda
alma é depositária das suas ações, Salvo as que estiverem à mão direita, Que
estarão nos jardins das delícias. Perguntarão, Aos pecadores: O que foi que vos
introduziu no tártaro? Responder-lhes-ão: Não nos contávamos entre os que
oravam, Nem alimentávamos o necessitado; Ao contrário, dialogávamos sobre
futilidades, com palradores, E negávamos o Dia do Juízo, até que nos chegou a
(hora) infalível." (Alcorão
Sagrado 74:38-47)
Agora,
citaremos alguns versículos da Bíblia, que nos mostram que a forma em que os
profetas anteriores a Muhammad oravam é bem semelhante a que nós muçulmanos
oramos.
Quanto
a fazermos a ablução antes das orações:
"Colocou
a bacia entre a tenda da reunião e o altar, enchendo-a com água para as
abluções. Moisés, com Aarão e os filhos deste, lavavam as mãos e os pés, quando
entravam na tenda da reunião ou quando se aproximavam do altar, conforme Javé
tinha ordenado a Moisés."(Êxodo 40:30-32)
Quanto
à forma de fazermos a oração:
"Jesus
foi um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto por terra, e
rezou..." (Mateus
26:39)
"...
Então Josué prostrou-se com o rosto por terra e o adorou..." (Josué
5:14)
"...
Elias subiu ao topo do monte Carmelo e se encurvou até o chão, colocando o rosto
entre os joelhos." (I
Reis 18:42)
"Moisés
e Aarão se afastaram da comunidade, foram para a entrada da tenda da reunião e
se prostraram diante dela, com o rosto por terra."(Números
20:6)
"Abraão
caiu com o rosto por terra. E então Deus lhe falou..." (Gênesis
17:3)
"Quando
Salomão acabou de dirigir a Javé toda essa oração e súplica, levantou-se diante
do altar de Javé, no lugar em que estava ajoelhado e de mãos erguidas para o
céu." (I
Reis 8:54)
"Então
o servo se prostrou e adorou a Javé..." (Gênesis
24:26)
"...
Todos se ajoelharam e se prostraram." (Êxodo
4:31)
"Entrem
e se prostrem e se inclinem, bendizendo a Javé que nos fez."(Salmos
95:6)
"Jesus
foi um pouco mais adiante, prostrou-se por terra..." (Marcos
14:35)
"Ele
se prostrará com o rosto por terra, adorará a Deus." (I
aos Coríntios 14:25)
"Ao
saber que o rei tinha assinado o documento, Daniel foi para casa. No andar de
cima havia uma janela que dava para o lado de Jerusalém. Três vezes por dia ele
se ajoelhava ali para rezar e louvar o seu Deus, e assim fazia
sempre." (Daniel
6:11)
"De
madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar
deserto." (Marcos
1:35)
Disse
o profeta Muhammad
(que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"O
momento em que o muçulmano está mais perto de Deus é quando ele estiver
prostrado em oração."
Ramadão
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
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· v
· d
· e
|
O Ramadão (português
europeu) ou Ramadã (português
brasileiro), também grafado Ramadan (em árabe رَمَضَان) é o nono mês do calendário
islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum
ritual (saum, صَوْم), o segundo dos cinco
pilares do Islão (arkan al-Islam).[1]
A palavra Ramadão encontra-se relacionada com a palavra
árabe ramida, “ser ardente”, possivelmente pelo fato de o Islão ter
celebrado este jejum pela primeira vez no período mais quente do ano. É um tempo
de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida
familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos
valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência da oração na mesquita, correção pessoal e
auto-domínio.[1]
É o único mês mencionado pelo nome no Alcorão:
“
|
O mês do
Ramadão foi o mês em que foi revelado o Corão, orientação para a humanidade e
evidência de orientação e discernimento.
|
”
|
Índice
·
1Período
Período[editar | editar código-fonte]
É o nono mês do calendário
islâmico. Uma vez que o calendário islâmico é lunar, o Ramadão não é celebrado todos os anos
na mesma data, podendo passar por todos os meses e estações do ano, conforme a
progressão dos anos, porém sua duração é entre 29 e 30 dias.
O mês inicia-se com a aparição da lua no final do mês de Shaban (oitavo
mês no calendário lunar islâmico).
As datas correspondentes ao início e fim deste mês no calendário
gregoriano são as seguintes:[3]
Ano (calendário
islâmico)
|
Ano (calendário
gregoriano)
|
Ramadan
|
1440
|
2019
|
6 de maio - 4
de junho
|
1441
|
2020
|
24 de abril -
23 de maio
|
1442
|
2021
|
13 de abril -
12 de maio
|
1443
|
2022
|
3 de abril - 2
de maio
|
1444
|
2023
|
23 de março -
21 de abril
|
Obrigatoriedade[editar | editar código-fonte]
O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade. A primeira vez em que um jovem é autorizado a jejuar pelos pais
constitui um momento importante na sua vida e uma marca simbólica de entrada na vida
adulta,[1] tendo em vista o que diz no Alcorão: "... e aquele dentre vós que
presenciou a Lua Nova deste mês (Ramadã), deverá jejuar, e aquele que se
encontrar enfermo ou em viagem, jejuará depois o mesmo número de dias...".
Alcorão Sagrado (Surat Al-Baqara - C.2, Versículo 185).
Dispensabilidade do jejum[editar | editar código-fonte]
Há várias justificativas válidas para não jejuar como enfermidade, gravidez, lactante, menstruação, o idoso ou uma doença incurável. Se o
jejuador comer, beber, ou tiver relação
sexual durante o período do jejum, este será anulado. Caso este venha
a quebrar inadequadamente seu jejum é obrigatório ao crente jejuar durante 60
dias seguidos..[1]
Aplicação[editar | editar código-fonte]
O jejum é observado durante todo o mês, da alvorada ao pôr-do-sol, o jejum também se aplica às
relações sexuais. O crente deve não só abster-se dessas práticas como também não
pensar nelas e manter-se concentrado em suas orações e recordações de Alá, sendo
neste mês a frequência mais assídua à mesquita. Além das cinco orações diárias
(salá), durante esse mês sagrado recita-se uma
oração especial chamada Taraweeh (oração noturna).[1]
O jejuador deve abster-se de tudo que vai contra a moral, pois o jejum é
visto como uma grande prática de disciplina e da doutrina, tanto espiritual como
moral. A ação não se limita somente à abstinência de comer ou beber, mas também
de todas as coisas más, maus pensamentos ou maus atos. O jejuador deve ser
indulgente se for insultado ou agredido por alguém, deve evitar todas as
obscenidades, ser generoso, bem mais do que os outros meses e aumentar a leitura
do Alcorão.
Refeições[editar | editar código-fonte]
Su-Hoor[editar | editar código-fonte]
Bem antes da alvorada, durante a madrugada, há uma pequena
refeição ("su-hoor") que substitui o café da manhã (pequeno-almoço)
habitual, feita com alimentos e bebidas, com a intenção de realizar o jejum que
estará por vir, porque o Su-Hoor é uma bênção enviada por Alá, segundo o Alcorão.[1]
Iftar no Khan El Kkalili, Cairo, após o pôr-do-sol
Iftar[editar | editar código-fonte]
Ao término de cada dia, com o início do crepúsculo é obrigação do muçulmano quebrar o
jejum imediatamente, mesmo antes da oração, suplicando ao Deus Criador, segundo o relato de Maomé, as seguintes palavras: "Se foi a
sede, hidrataram-se as veias, e se alcançou a recompensa, com a permissão de
Deus". O iftar (árabe: إفطار) é o momento para reunir
os membros da família e amigos numa celebração de fé e de
alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar
amigos e familiares e reunir-se para a prática da oração.[1]
Atualmente, com a ampliação do diálogo
inter-religioso, algumas pessoas de outras religiões são convidadas a
partilhar este momento de convívio e é cada vez mais frequente que cristãos ofereçam e celebrem um iftar para os
seus amigos muçulmanos, bem como muçulmanos ofereçam a cristãos.
Celebrações[editar | editar código-fonte]
Laylat al Kadr[editar | editar código-fonte]
Laylat al Kadr ("noite do decreto") é celebrado na noite do dia 26 para o 27 do
Ramadão, data em que se comemora a noite em que Profeta Maomé recebeu a primeira revelação do Alcorão. Muitos muçulmanos
passam esta noite a rezar, acreditando que os pedidos feitos durante estas horas
serão atendidos por Deus. Considerada a noite mais importante para
o Islão.[4]
Eid al Fitr[editar | editar código-fonte]

Eid al Fitr (Árabe: عيد الفطر) - ("o banquete do
término do jejum"), ocorre quando a lua
nova é avistada no céu, isto quer dizer que o mês de Shawwal se inicia, dando fim ao mês do Ramadã.
No primeiro dia deste novo mês, ocorrem feriados de 3 dias consecutivos. Está
prescrita a distribuição de alimentos para os pobres, banquetes são servidos,
presentes são trocados, roupas novas são vestidas e os agradecimentos a Deus são efetuados, congregando amigos e
familiares. Em muitas cidades islâmicas grandes celebrações são realizadas para
celebrar o Eid al Fitr.[5][6]
Texto do Alcorão[editar | editar código-fonte]
2 - Al Bacara (A Vaca)[2]
183.Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos
antepassados, para que temais a Deus.
184.Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir jejum,
por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas
quem, só à custa de muito sacrifício consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo,
redimir-se-á alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além
do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para
vós, se quereis sabe-lo.
185.O mês do Ramadão foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação
para a humanidade e vidência de orientação e discernimento. Por conseguinte,
quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar
enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias.. Deus vos deseja a
comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a
Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.
Referências
3..
↑ IslamiCity - Hijri Gregorian Converter
(em inglês): https://www.islamicity.org/Hijri-Gregorian-Converter.
Acessado em 11 de setembro de 2018.
5.
↑ Encyclopedia of Islam and the Muslim
World. Edited by Martin, Richard C. Macmillan Reference, 2004. vol.
1
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·
A dimensão
espiritual do mês do Ramadão- por M. Yiossuf Adamgy.
Carmen
Balhestero
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CEP
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